quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Fat32 ou NFfs? O é isso?

Imagine que você quer organizar uma coleção de discos e não sabe como. Vai planejar qual vai ser o seu método de organização: Em prateleita? Por gênero? Por ordem alfabética? Enfim você escolhe a maneira e começa a etiquetar  e organizar segundo seu plano de trabalho escolhido. Isso é um sistema de organização de arquivos musicais. No Pc é a mesma coisa. As vezes o sistema já vem da fabrica e às vezes você pode mudá-lo.


Em tempos bem anteriores aos anos 90, um computador tinha Um nucleo ou motor de organização dos arquivos chamado MS-DOS. DOS (sigla para Disk Operating System ou sistema operacional em disco)[1] foi originalmente desenvolvido por Tim Paterson da Seattle 
O DOS foi feito tendo o pressuposto de que apenas uma pessoa estaria usando o computador e que um único usuário estaria pedindo que o computador só executasse uma tarefa de cada vez(não se poderia por exemplo, imprimir um documento e executar um outro comando ao mesmo tempo). Não era como hoje que você pode fazer várias coisas ao mesmo tempo no pc. Era uma só de cada vez.


Fat32 ou NTFS são  núcleos  que dizem como os arquivos serão organizados no seu disco rígido.
O FAT (sigla de File Allocation Table – Tabela de alocação de arquivos)  foi criado para ser o filesystem oficial do MS-DOS, e continuou sendo até o fim do uso deste sistema. Contudo, as principais versões do Windows na década de 90 manteram o DOS como núcleo do sistema, sendo que toda a parte visual era como se fosse uma interface gráfica para o terminal de comandos. Entre os sistemas que utilizavam essa configuração, podemos citar o Windows 3.0, 95, 98 e ME. Somente os dois últimos trabalham com o FAT de 32 bits.
O FAT (sigla de File Allocation Table – Tabela de alocação de arquivos
 o NTFS ( sigla de NT Filesystem – Sistema de arquivo NT ) foi desenvolvido no ano de 1993, com o objetivo de ser o filesystem oficial do Windows NT. Na verdade, a sua criação foi uma necessidade, pois os sistemas baseados em MS-DOS não eram suficientemente estáveis para a execução em 
servidores.Para as pessoas que ainda não compreenderam este conceito, um núcleo pode ser definido como a central do sistema operacional. Todas os programas e aplicações, obrigatoriamente, utilizam as funções deste núcleo. Em outras palavras, é ele que determina como os recursos de sistema são utilizados, como memória RAM, acesso ao disco e aos diversos dispositivos de hardware do seu PC.

Por exemplo, ao usar o Internet Explorer, os comandos executados por este aplicativo são automaticamente traduzidos para a linguagem usada pelo núcleo (NT ou DOS). Por sua vez, ele informa ao hardware e a memória os recursos solicitados pelo IE. Existem muitas coisas interessantes que poderiam ser comentadas sobre núcleos, contudo, vamos focar na discussão FAT x NTFS.O DOS é considerado o produto que decidiu o destino da iniciante Microsoft. O MS-DOS foi sucedido por duas linhas de produtos: o OS/2 e o Windows 95. Versões mais antigas do Microsoft Windows, antes do Windows 95, eram pouco mais que uma shellgráfica para DOS, e as posteriores eram bastante integradas com o MS-DOS. É possível também rodar programas de DOS sob outros sistemas operacionais como o OS/2 e o Linux usando emuladores (máquinas virtuais).

Por causa de sua longa existência e de sua presença massiva no universo da plataforma PC-compatível, o DOS foi considerado frequentemente como o seu sistema operacional nativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://ganesha-eunoseinadadeinformatica.blogspot.com/ um blog para leigos em informática